Alunos da ECIT Mamanguape visitam a Cabe Mais em ação do projeto com o AYTY
Ontem, 50 alunos da ECIT Mamanguape (Escola Cidadã Integral Técnica João da Matta Cavalcanti de Albuquerque – Mamanguape/PB, 14ª Gerência) participaram de uma visita técnica à empresa Cabe Mais, viabilizada pelo projeto entre o AYTY e a empresa. A atividade foi organizada pelo professor Lucas Germano e pelo professor Rodrigo Rebouças, com apoio dos professores Rivanildo Santos, Juciano Romão e Giovanna Rosendo.

A programação iniciou com a fala de Daniel Freitas, sócio-diretor da Cabe Mais, que compartilhou sua trajetória empreendedora e apresentou a jornada de crescimento da empresa. Em seguida, o professor Rodrigo Rebouças apresentou o laboratório AYTY e seus projetos de pesquisa e desenvolvimento, destacando a equipe envolvida no projeto com a Cabe Mais: professores Tácito Neves (desenvolvimento), Marcus Carvalho (data analytics), José François Ferreira (devops), e os alunos Ronyellison Abreu (Rony) e Anderson Soares (desenvolvimento), Maurício Silva e Suerdo Lucena (data analytics).

Na sequência, Anderson Soares apresentou a equipe de desenvolvimento, que atua em uma arquitetura baseada em frontend com React e TypeScript e backend em Java + Spring Boot, integrados a bancos de dados PostgreSQL e MinIO. O trabalho segue ciclos de sprints de 15 dias, com acompanhamento via ClickUp e GitHub Projects, e práticas de integração e entrega contínua. Além da construção de funcionalidades, o time também integra sistemas como o ERP Conexa e o controle de acesso via reconhecimento facial com o sistema Zênite.
Já Suerdo Lucena apresentou a equipe de data analytics, que funciona como “detetive de informações”, recebendo dados de vendas, marketing, operações e clientes para transformá-los em insights. O fluxo envolve pipelines ETL com Airbyte, Apache Airflow, DBT e SQL para limpeza e organização, e visualização com Metabase. Esses painéis permitem decisões estratégicas sobre vendas, marketing, preços e logística, além de identificar tendências e apoiar o coworking da Cabe Mais.

Daniel Freitas ressaltou os resultados já alcançados pelo projeto, como a otimização e automação do agendamento de acesso aos boxes, em uso pelos clientes, e o desenvolvimento de um sistema de gestão de clientes integrado à autenticação facial. Ele também destacou que decisões de negócios e marketing já são tomadas com base nos painéis gerados pelo time de data analytics.
Durante o evento, Daniel lançou ainda um novo serviço da Cabe Mais voltado a pequenos empreendedores, oferecendo coworking, domicílio fiscal e suporte em marketing, administração e vendas. Ao final, os alunos participaram de um coffee break e conheceram as instalações da empresa.








Esta é uma ação do projeto Cabe Mais realizada no âmbito do AYTY, laboratório vinculado ao Departamento de Ciências Exatas da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Campus IV – Rio Tinto. Conheça mais em https://ayty.org.