Início do projeto com a Portomar foca em melhoria de processos e abre vaga para bolsista

Teve início em julho de 2025 o projeto “Melhoria de Processos, Pesquisa e Desenvolvimento de Plataforma Inteligente com IA e Data Analytics Aplicada à Portomar”, resultado da parceria entre o laboratório AYTY e o grupo empresarial Portomar. A iniciativa busca mapear, analisar e propor melhorias nos processos de negócio da empresa, com foco em eficiência, inovação e adoção de tecnologias inteligentes.

Coordenado pelo professor Rodrigo Rebouças, o projeto conta com a participação de estudantes bolsistas da UFPB – Campus IV, dos cursos de Sistemas de Informação e Licenciatura em Computação. O professor também atuará diretamente como analista de negócios junto à equipe da Portomar.
Neste momento, está aberta uma vaga para bolsista na área de análise de negócios, voltada a estudantes com interesse em modelagem de processos, contato com clientes e investigação de áreas como administração e finanças. A bolsa é de R$ 1.000,00 para 20 horas semanais. Em breve, novas vagas serão anunciadas para compor a equipe do projeto.
A Portomar é uma construtora e incorporadora com 8 anos de atuação, dedicada ao desenvolvimento de empreendimentos sustentáveis e de alta qualidade para quem deseja morar ou investir na Paraíba. A empresa reúne uma equipe técnica com mais de 30 anos de experiência e já entregou mais de 3.150 unidades habitacionais, somando mais de 150 mil m² de área construída.
Esta é uma ação do AYTY, laboratório vinculado ao Departamento de Ciências Exatas da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Campus IV – Rio Tinto. Conheça o AYTY - https://ayty.org.